O que fazer com remédios vencidos ou não utilizados?
Campanha orienta o descarte adequado de medicamentos e traz alerta para a saúde pública e o meio ambiente
11/08/2023 12h00
Ouça a entrevista com a farmacologista Soraya Smaili!
O Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Trajano, lançou nesta quinta (10) a campanha nacional “Remédio: não usou, descartou”. O objetivo é mobilizar a sociedade em um grande movimento nas mídias digitais e veículos de comunicação para orientar o descarte correto de medicamentos vencidos ou não utilizados.
O descarte de remédios no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário afeta o solo, a água, a vegetação e a vida dos animais. “O sistema de tratamento da água não consegue eliminar as substâncias presentes nos antibióticos”, alerta a farmacologista Soraya Smaili, professora da Unifesp e uma das coordenadoras da campanha.
O Brasil tem hoje 5 mil pontos de coleta de medicamentos em 400 cidades com mais de 500 mil habitantes, em farmácias, drogarias e unidades básicas de saúde. Em 2022 foram recebidas 260 toneladas de medicamentos que poderiam ter ido parar no lixo comum e afetar o meio ambiente. Mas é preciso ampliar essa ação, destaca Soraya Smaili, aumentando os pontos de coleta e estimulando a adesão da sociedade brasileira.
A campanha “Remédio: não usou, descartou” é uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre outras instituições.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Madeleine Alves (em substituição a Teca Lima), vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS