Estação Cultura

O que fazer com remédios vencidos ou não utilizados?

Campanha orienta o descarte adequado de medicamentos e traz alerta para a saúde pública e o meio ambiente


11/08/2023 12h00

Ouça a entrevista com a farmacologista Soraya Smaili! 


O Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Trajano, lançou nesta quinta (10) a campanha nacional “Remédio: não usou, descartou”. O objetivo é mobilizar a sociedade em um grande movimento nas mídias digitais e veículos de comunicação para orientar o descarte correto de medicamentos vencidos ou não utilizados.

O descarte de remédios no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário afeta o solo, a água, a vegetação e a vida dos animais. “O sistema de tratamento da água não consegue eliminar as substâncias presentes nos antibióticos”, alerta a farmacologista Soraya Smaili, professora da Unifesp e uma das coordenadoras da campanha.

O Brasil tem hoje 5 mil pontos de coleta de medicamentos em 400 cidades com mais de 500 mil habitantes, em farmácias, drogarias e unidades básicas de saúde. Em 2022 foram recebidas 260 toneladas de medicamentos que poderiam ter ido parar no lixo comum e afetar o meio ambiente. Mas é preciso ampliar essa ação, destaca Soraya Smaili, aumentando os pontos de coleta e estimulando a adesão da sociedade brasileira.

A campanha “Remédio: não usou, descartou” é uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre outras instituições.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Madeleine Alves (em substituição a Teca Lima), vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças