Estação Cultura

As traições e segredos de Nelson Rodrigues, o anjo pornográfico

Atílio Bari comenta o vasto repertório do dramaturgo que mudou o teatro brasileiro


20/09/2023 12h00

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (20), Atílio Bari aborda as históricas obras do dramaturgo, jornalista e romancista brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980), que revolucionou o teatro no país. Expondo as entranhas da sociedade conservadora e hipócrita da época, ou de sempre, ele marcou seu nome na história das artes cênicas, com obras tragicômicas envolvendo traições, segredos íntimos, inveja, desejo, morte e uma diversificada galeria de personagens.

Atílio analisa, em especial, a peça “Vestido de noiva”, lançada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1943: “Pouquíssimas palmas ao final do primeiro ato, poucas também ao final do segundo, e um longo silêncio ao término da encenação, segundos que pareceram horas ao autor, até que ecoa nas paredes do Municipal uma explosão de aplausos. O teatro brasileiro não seria mais o mesmo, mas Nelson seria durante muito tempo o “autor maldito”.

O colunista também fala sobre outro sucesso do dramaturgo: “A falecida”, de 1953, uma síntese da ‘tragicomédia’: “Zulmira é uma mulher simples que sonha com um enterro luxuoso (...) que o marido jamais poderia pagar. Entra em cena uma cartomante que lhe recomenda tomar cuidado com uma mulher loira. Zulmira recorre a um bicheiro, com quem tivera um caso. Num passeio com ele, ela é vista pela prima, uma mulher loira, como aquela que surgira no baralho”.

Os dois textos estão em cartaz em São Paulo: “Vestido de noiva”, com o grupo Oficina Multimédia, e “A falecida”, com Camila Morgado no papel principal.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com novo visual, Repórter Eco estreia nova temporada neste domingo (24)

Governo de SP vai distribuir água nas ruas da capital até domingo (24) devido onda de calor

Forte onda de calor pelo Brasil deve durar até o fim do mês de setembro, diz Climatempo

Justiça da Argentina reabre caso de lavagem de dinheiro contra ex-presidente Cristina Kirchner

Após receber líder da Coreia Popular, Putin anuncia que viajará à China em agosto