Estação Cultura

Ilustradores retratam Paulo Caruso no Solar Fábio Prado

Mostra homenageia o cartunista e chargista paulistano, que morreu em março, aos 73 anos


10/11/2023 12h00

Ouça a reportagem!


Recém-inaugurada no Solar Fábio Prado, a mostra “Ele por eles e elas” celebra a obra e o humor de Paulo Caruso. O cartunista e caricaturista, que participou do Roda Viva por mais de três décadas, morreu no dia 4 de março, aos 73 anos. Caricaturas e desenhos produzidos por ele durante o programa da TV Cultura fazem parte da exposição. Mas o foco principal é o olhar de desenhistas que conviveram ou foram influenciados por Caruso, como Cássio Manga, Laerte e Luciano Veronezi. Eles retrataram a fisionomia do artista em 70 caricaturas, ressaltando traços marcantes, como o sorriso e o olhar.

Veronezi, que assumiu o posto de ilustrador do Roda Viva no mês de agosto, conta que a amizade com Caruso por mais de 20 anos ajudou na tarefa de realizar desenhos instantâneos durante as entrevistas no programa. “Ele dizia que o trabalho no Roda Viva era uma fotografia instantânea, uma polaroid”.

“Ele por eles e elas” conta com um texto do cartunista Jaguar sobre o antigo companheiro no jornal O Pasquim, além de uma ilustração de Maurício de Souza e uma homenagem de Chico Caruso, irmão gêmeo de Paulo.

A exposição está em cartaz até 31 de janeiro no Solar Fábio Prado: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705. A visitação é de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Faixa de Gaza: passagem de Rafah volta a ser fechada e saída de brasileiros vira incógnita

Campanha de Multivacinação do Governo de SP termina na próxima quarta-feira (15)

São Paulo pode registrar 30ºC nesta sexta (10); veja previsão do tempo para o fim de semana

Metralhadoras do Exército furtadas: descoberta a respeito do roubo completa um mês

Caso Evandro: TJPR reconhece tortura e anula condenações 30 anos após crime