Estação Cultura

A trajetória ignorada de Leny Eversong

Em livro lançado pelas Edições Sesc, Rodrigo Faour retoma a história da cantora que viveu seu auge entre 1940 e 1960 e foi esquecida em seu próprio país.


20/12/2023 12h00

Ouça a entrevista com Rodrigo Faour! 


“A incrível história de Leny Eversong ou A cantora que o Brasil esqueceu”, livro lançado pelas Edições Sesc, do crítico musical e historiador Rodrigo Faour, é tema do bate-papo que foi ao ar no Estação Cultura. "Eu nunca me conformei com o apagamento da Leny", é o que diz Rodrigo Faour ao explicar suas motivações e seu processo de pesquisa para contar quem foi Hilda Campos Soares da Silva, a paulista Leny Eversong.

Leny Eversong, sem saber falar inglês, chegou a ser a intérprete brasileira de música em língua inglesa mais famosa e celebrada em determinada época tendo vivido seu auge entre 1940 e 1960. Faour dá uma prévia do que conta em seu livro: os caminhos percorridos por Leny entre sucesso e esquecimento e o papel da imprensa brasileira que reforçou a gordofobia e as acusações de anti-nacionalismo direcionadas a artista.

Rodrigo Faour também falou sobre os volumes 1 e 2 de “História da Música Popular Brasileira”. Os livros mapeiam a história da música no Brasil de 1500 até 2020.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital e Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Argentina: decreto de Milei para desregular economia entra em vigor nesta quinta (21)

Senado aprova criação do Ministério do Empreendedorismo

Celular Seguro recebe mais de 275 mil cadastros em menos de um dia, diz governo

Salário mínimo deve subir para R$ 1.412 em 2024

Trends Report: veja tendências do turismo para 2024