Ouça a coluna de Atílio Bari!
Na coluna desta quarta-feira (19), Atílio Bari comenta a o espetáculo “RealPolitik”, dirigida por Guilherme Leme Garcia e interpretada por Augusto Zacchi e Pedro Osório. O texto, escrito por Daniela Pereira de Carvalho, conta a história de um jornalista que arma uma entrevista com o CEO de uma grande empresa de mineração depois do rompimento de uma barragem, causando a morte de 150 pessoas. A peça está em cartaz no Teatro B32, na Avenida Faria Lima, de sexta a domingo, e a temporada termina em 30 de junho.
Atílio começa definindo o significado do termo RealPolitik, cuja origem remonta à Grécia de Sócrates: “A expressão se aplica a um modo de governar ou de administrar uma empresa seguindo princípios e regras que visam unicamente atingir determinados objetivos, sem se ater a ideologias, aspectos morais, éticos, ou mesmo aos direitos humanos. Ou seja, tudo é válido para se atingir uma meta definida, mesmo as ações mais abjetas e reprováveis pela ética”.
Por fim, o colunista cita a música “Por debaixo dos panos”, do compositor brasileiro Cecéu Muniz: “O que a gente faz / é por debaixo dos panos / Pra ninguém saber / Se eu ganho mais / Ou se vou perder. Só que raramente perdem. É por conta desse conceito que países que condenam as ações de Israel na Faixa de Gaza continuam a fornecer armamentos para as tropas israelenses, assegurando altos lucros para sua indústria armamentista”.
Atílio Bari é idealizador apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
REDES SOCIAIS