Sir William Shakespeare: a ascensão e repercussão de um gênio
O colunista Atílio Bari fala sobre três novas produções baseadas na obra do dramaturgo inglês
26/06/2024 12h20
Ouça a coluna Atílio Bari desta semana na íntegra!
Na coluna desta quarta-feira (26), Atílio Bari comenta três releituras de textos shakespearianos, incluindo Júlio César – Vidas Paralelas, Um Porre de Shakespeare e Shakespeare – Ascensão de Um Gênio. A primeira é uma montagem da Cia. Dos Atores, do Rio de Janeiro, e parte da trama original, uma discussão sobre as relações de poder e a conspiração que resulta no assassinato do ditador romano.
Enquanto isso, o espetáculo Um Porre de Shakespeare é apresentado pela Sociedade Literária do Velho Bardo Bêbado, que se reúne para encenar Macbeth. Porém, a cada noite, um dos atores toma cinco doses de uma bebida alcoólica antes de começar a função, obrigando todo o elenco a se virar para manter a história nos trilhos. Como a cada dia é um ator diferente que se embriaga, cada apresentação também se altera.
Por fim, o colunista cita a série Shakespeare – Ascensão de Um Gênio, que aborda, cronologicamente, a trajetória do dramaturgo, da juventude até a morte. A produção está disponível no Film&Arts e conta com três episódios, com boa reconstituição de época, cenas de filmes e depoimentos de artistas e estudiosos da sua obra.
Atílio Bari é idealizador apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
REDES SOCIAIS