Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Fotos: Reprodução | Montagem: Redação
Fotos: Reprodução | Montagem: Redação "A Destruição de Bernardet" é um dos clássicos de Jean Claude Bernardet

Ouça a entrevista completa com a curadora Andréa Cals!


O Centro Cultural Banco do Brasil inaugura neste sábado (24) a mostra “Bernardet e o Cinema”, uma retrospectiva inédita sobre a obra do crítico, roteirista, diretor, ator e professor Jean-Claude Bernardet. A programação apresenta 20 filmes roteirizados, dirigidos ou com atuação de Bernardet desde a década de 1960. Também haverá um debate no dia 31 de agosto, às 18h10, com a presença do cineasta, que completou 88 anos no último dia 02.

Nome fundamental do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet dirigiu filmes como “São Paulo, sinfonia e cacofonia” (1994) e roteirizou, ao lado de Luis Sérgio Person “O caso dos irmãos Naves” (1967), reconstituindo um fato real da época do Estado Novo. E abordou questões biográficas, como a vida enquanto portador do vírus HIV no filme “A destruição de Bernardet (2016), dirigido por Cláudia Priscilla e Pedro Marques.

Nascido na Bélgica, viveu em Paris até 1948, e chegou a São Paulo em 1949, aos 13 anos de idade. Logo passou a frequentar a Cinemateca Brasileira, conhecendo o professor Paulo Emílio Salles Gomes, que, anos mais tarde o convida a lecionar no primeiro curso de cinema do país, na Universidade de Brasília. Esse foi um encontro definidor de quem se tornaria Jean-Claude Bernardet, na avaliação de Andréa Cals, curadora da mostra de filmes no CCBB: “um pensador do cinema e da cultura brasileira”. A programação vai até 22 de setembro, com entrada gratuita, na Rua Álvares Penteado, 112. Ingressos disponíveis na bilheteria e no site da instituição.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.