Fórum no Municipal abre alas para a equidade na música
Camila Fresca e Gabriella Di Laccio falam sobre o projeto em entrevista ao Estação Cultura
11/09/2024 12h00
Ouça a entrevista completa com Gabriella e Camila, curadoras do 'Abram Alas'!
O programa Estação Cultura recebeu nesta quarta-feira (11) as curadoras do fórum “Abram Alas: a batalha por equidade na indústria musical”, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro no Theatro Municipal de São Paulo: a jornalista e pesquisadora Camila Fresca e a soprano Gabriella Di Laccio. As duas atuam na divulgação e defesa de práticas por um futuro musical mais inclusivo e diversificado. Doutora e mestra em Musicologia pela ECA-USP, Camila integra o projeto de concertos comentados “Mulheres na Música”, sobre a história da música ocidental sob uma perspectiva feminina, ao lado de Marília Vargas (soprano) e Liuba Klevtsova (harpista). Gabriella Di Laccio, listada pela BBC como uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes no mundo (em 2018), criou e dirige na Inglaterra a Fundação Donne – Women in Music, voltada à igualdade de gênero na indústria musical.
A busca por equidade na música é um desafio mundial, segundo pesquisa da Fundação Donne que será apresentada no fórum Abram Alas. O estudo revela estagnação e regressão na diversidade do repertório orquestral global da temporada 2023-2024. Além da divulgação de números, o fórum discutirá estratégias para enfrentar desigualdades e criar oportunidades para mulheres, artistas independentes e outros grupos da cadeia musical. A programação no Theatro Municipal é gratuita e não exige inscrição prévia.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS