Ouça a entrevista completa com o escritor Vitor Nuzzi!
A música livre de amarras e plena de improvisos de Hermeto Pascoal é o tema do livro que o jornalista paulistano Vitor Nuzzi. Nuzzi também é autor do livro “Geraldo Vandré – uma canção interrompida”, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, publicado em 2015 pela Kuarup.
“Quebra Tudo! A arte livre de Hermeto Pascoal” percorre a trajetória do músico e compositor, desde a infância no povoado Olho d’Água”, em Alagoas, quando extraía sons de ferrinhos e ouvia os sapos na lagoa, até as atividades atuais de Hermeto, perto de completar 88 anos. O livro ainda reúne imagens de shows, capas de discos e uma longa lista de entrevistados.
Hermeto Pascoal “nasceu música”, como ele mesmo diz, e reafirma Vitor Nuzzi na biografia que consumiu cerca de 6 anos de trabalho – entre pesquisas, entrevistas e construção do texto. Foi como “decifrar a esfinge”, compara Tárik de Souza no prefácio do livro. O artista que dinamitou limites, criou uma música livre de amarras e plena de improvisos, ganhou o planeta. E continua espalhando sons e “quebrando tudo”.
Além da biografia escrita por Nuzzi, Hermeto Paschoal foi homenageado em uma exposição organizada no Sesc Bom Retiro. Também em 2024 ele conquistou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Jazz, com o disco “Prá Você, Ilza”. E, em setembro, a Universidade Federal de Alagoas aprovou, por unanimidade, o título de Doutor Honoris Causa ao multi-instrumentista alagoano.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*A entrevista foi ao ar pela primeira vez em 15/05 na Cultura FM.
REDES SOCIAIS