Ouça na íntegra a entrevista com o escritor João Meirelles!
As Edições Sesc e a Editora da USP lançam nesta quinta-feira (13) o livro “Frans Krajcberg: a natureza como cultura”, uma biografia do artista reconhecido internacionalmente pela arte em defesa do meio ambiente. Polonês naturalizado brasileiro, Krajcberg (1921-2017) chegou ao país em 1948, após lutar na Segunda Guerra Mundial e perder a família em um campo de concentração.
Com fotos exclusivas e depoimentos inéditos, o livro apresenta a vida e a obra deste que é considerado um dos maiores artistas plásticos do século XX. A ideia de escrever a biografia partiu do próprio Frans Krajcberg em um pedido ao amigo e colaborador João Meirelles há quase 40 anos. Ao longo da convivência, Meirelles foi ouvindo os relatos, as histórias, os anseios e as preocupações do artista-ativista.
Escultor, pintor, gravador e fotógrafo, Frans Krajcberg criou obras que lembram pulmões, corações, esqueletos e outras formas impactantes. Denunciou as queimadas no Paraná, a exploração dos minérios em Minas Gerais e o desmatamento na Amazônia. Com a matéria-prima recolhida de desmatamentos e queimadas, gritou para o mundo a barbárie contra a natureza.
Desde que se naturalizou brasileiro, em 1957, o artista viveu entre a Europa, o Rio de Janeiro e a cidade de Nova Viçosa, no sul da Bahia. Foi lá, numa área de 1200 km², onde plantou mais de 10 mil mudas nativas, que ele encontrou a paz buscada para criar e defender o meio ambiente.
O evento de lançamento de “Frans Krajcberg: a natureza como cultura” começa às 19h, no Auditório do Sesc Pinheiros: Rua Paes leme, 195. Entrada gratuita com retirada de ingressos uma hora antes.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS