Ouça na íntegra a entrevista com Paulo Miyada!
O Itaú Cultural inaugura nesta terça-feira (25) a exposição “Carlos Zílio – a querela do Brasil”, reunindo mais de 100 obras do artista visual, pintor e professor. A retrospectiva cobre 60 anos de produção, de 1966 a 2022, e inclui obras essenciais, como A Querela do Brasil (ou o diabo e o bom Deus), que dá título à exposição. Também está exposta a instalação “Atensão”, de 1976, composta de materiais de construção, como pedras, tijolos, cabos de aço, um metrônomo e uma bomba de compressão em metal. A retrospectiva ainda inclui cadernos de trabalho, revelando o processo criativo do artista.
Nascido em 1944, no Rio de Janeiro, Carlos Zílio iniciou a carreira com uma produção politizada durante a ditadura militar. Fez trabalhos abstratos, refletiu sobre a identidade nacional e o Modernismo, até chegar ao desafio de produzir o vazio, o luto e a ausência. Aos 81 anos, Zílio continua ativo na produção, segundo o curador
A exposição permanece em cartaz até 6 de julho, de terça a domingo, no Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS