Ouça na íntegra o Destaque Literário desta terça (01)!
Nesta semana (terça-feira, dia 01 de abril), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre Thomas Bernhard, escritor austríaco e conhecido por sua escrita cáustica e afiada. O livro “O Imitador de Vozes” publicado pela Companhia das Letras é composto por dezenas de micro contos que contém, em média, 1 página cada, explorando aquilo que há de melhor nesse artista interessado em provocar.
Ao final e ao cabo, essa pequena biblioteca de absurdos tragicômicos aponta diretamente para a nossa sociedade regida pelas aparências, toda ela direcionada a esconder as catástrofes políticas e sociais – as guerras, tiranias e violências. Diante desse cenário, pouco resta ao homem a não ser assumir a sua impotência, reconhecer a condição limitada da qual todos partilhamos e, claro, rir do ridículo das circunstâncias que constituem o tecido da vida. E que bela função da literatura: nos tornar alertas para as idiossincrasias de uma existência trágica, e fadada ao abismo da comédia.
O quadro encerra com a Canção da donzela, parte 3, das Seis canções "Maeterlinck", uma obra de Alexander Zemlinsky, compositor austríaco, conterrâneo de Thomas Bernhard. Orquestra do Royal Concertgebouw de Amstredam sob a regência de Ricardo Chailly; Jard Van Ness, a contralto.
“O Imitador de Vozes” é um livro de Thomas Bernhard publicado pela Companhia das Letras, com tradução de Sergio Tellaroli.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS