Estação Cultura

Destaque Literário: música e palavras em diálogo

Miguel de Cervantes e a novela picaresca


08/07/2025 12h00

Ouça o Destaque Literário de hoje!


Nesta semana (terça-feira, dia 08 de julho), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre a novela “O Colóquio dos Cachorros”, de Miguel de Cervantes, uma publicação da Grua Livros. A história compõe o volume das “Novelas Exemplares”, livro publicado em 1613 por Cervantes, e é a primeira vez que cachorros falantes aparecem como protagonistas na literatura ocidental. Cipião e Berganza são dois cães que se encontram por uma noite para compartilhar suas memórias de vida, deliberando sobre o comportamento dos seus donos humanos diante de situações diversas. O célebre autor espanhol, criador de Dom Quixote, é considerado – ao lado de Shakespeare – o fundador da literatura moderna.

O quadro encerra com “La Calesera - Pasodoble”. Orquestra Lírica de Madrid. Composição de Francisco Alonso.

“O Colóquio dos Cachorros” é uma novela de Miguel de Cervantes publicada pela Grua Livros . Tradução de Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder supremo do Irã ameaça e diz que qualquer ataque dos EUA terá “consequências irreparáveis”

Congresso Nacional derruba vetos presidenciais de Lula e Bolsonaro; veja lista

Lotofácil: uma aposta acerta todas as dezenas; veja números sorteados nessa terça-feira (17)

Governo de São Paulo abre inscrições para curso de introdução à Libras nesta quarta (18)

Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 3 nesta quarta (18)