Intérprete

De Férias com muita música: Obras do compositor Benjamin Britten

O programa Intérprete apresenta hoje, obras do compositor Benjamin Britten: Les Illuminations, opus.18 e Suíte da ópera “Morte em Veneza”.


27/02/2021 15h00

Ouça o programa Intérprete completo aqui: 


  1. Benjamin Edward Britten, nasceu em 1913 e morreu em 1976, na Inglaterra.
  2. A obra Les Illuminations foi concluída em 1939, em Amityville, Long Island.
  3. A instrumentação é para Orquestra de cordas com voz aguda solo (soprano ou tenor)
  4. Embora Benjamin Britten tenha se destacado especialmente como pianista, os cantores o rodeavam durante todo o tempo sua carreira. Britten freqüentemente escrevia trabalhos vocais com cantores específicos em mente; ao longo dos anos, chegou a ser formado um “círculo Britten” de cantores que estreavam e patrocinavam suas obras. Entre eles, o tenor Peter Pears, que canta na gravação que ouviremos a seguir, era o principal parceiro de Britten (tanto artístico quanto conjugal).

    Britten foi criticado pelos críticos britânicos por usar textos franceses, o que seria até antipatriótico. Na verdade, Les Illuminations não era a primeira incursão de Britten no francês. Em 1938, seguindo uma indicação de seu amigo, Auden, Britten conheceu a poesia “As Iluminações”, de Arthur Rimbaud, que é o texto dessa obra.

    Sobre ele Britten escreveu: “A curta vida de Rimbaud, como poeta, foi errática e turbulenta, e grande parte dela se passava nos arredores mais sórdidos de Paris, Bruxelas e Londres ; mas ao longo dela sua inspiração permaneceu radiante e intensa. A palavra 'Iluminações' sugere tanto a visão de uma imagem mística quanto uma imagem de cores vivas.” Britten usou sete desses poemas, seis em prosa e um em verso, e os transformou em um ciclo, cujos movimentos devem se seguir com pausas as mais curtas possíveis. Uma menção especial deve ser feita à escrita para cordas: brilhante, imaginativa e extremamente rica no uso dos diferentes timbres dos instrumentos de cordas.

  5. A segunda obra deste programa é a Morte em Veneza, uma ópera em dois atos, a última composta por Benjamin Britten. Ela é baseada na novela Morte em Veneza, de Thomas Mann e foi apresentada pela primeira vez, na Inglaterra, em 16 de junho de 1973.

  1. Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

  2. O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  3. Apresentação: Jamil Maluf
  4. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  5. Estagiária em Produção: Denise Faveri

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças