Um programa dedicado a árias sacras de Mozart
Ouça o Laudate Dominum do dia 22 de outubro
22/10/2023 10h00
Ouça o programa completo:
Para este Laudate Dominum, o apresentador Amaral Viera fez uma seleção de árias sacras que demonstram o amadurecimento e a genialidade de Wolfgang Amadeus Mozart, que com apenas onze anos de idade compôs a Cantata da Paixão Grabmusik índice Köchel 42 para soprano, baixo, cordas e duas trompas.
Outro ária de destaque é o Agnus Dei, último movimento da obra Litaniae Lauretanae K.195. Litaniae Lauretanae, que podemos traduzir livremente por Ladainha Lauretana ou Ladainha da Santíssima Virgem, teve origem no final da Idade Média.
Em 1587 o Papa Sisto Quinto acabou aprovando oficialmente esse nome, que era dado à ladainha utilizada pelos fiéis que frequentavam a Santa Casa da cidade de Loreto.
Mozart compôs em 1771 sua primeira Litaniae Lauretanae que foi catalogada como índice Köchel 109.
O manuscrito autógrafo das Ladainhas K.195 tem a data de 1774 e tudo leva a crer que esta obra foi escrita para as celebrações marianas da Catedral de Salzburg.
O musicólogo alemão Alfred Einstein, um dos grandes pesquisadores da vida e obra de Mozart, afirmou que este Agnus Dei era uma das obras mais sobrenaturais do compositor austríaco.
Einstein acrescentou ainda que este movimento era uma oração que conduzia o ouvinte ao estado da bem-aventurança espiritual.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bianca Neves
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS