Laudate dominum

Maurice Duruflé é um dos destaques de Laudate Dominum

Compositor francês que criou um Requiem baseado na missa gregoriana dos defuntos


14/04/2024 10h00

Ouça o programa completo: 


O compositor francês Maurice Duruflé, que viveu de 1902 a 1986, foi como o seu mentor Paul Dukas, uma pessoa totalmente avessa à vida pública e à divulgação de sua obra.

Um trabalhador incansável, exigente consigo mesmo ao extremo, Duruflé trabalhava e retrabalhava suas composições exaustivamente, até que correspondessem plenamente às suas expectativas.

Não nos surpreende, portanto que o seu catálogo de obras seja reduzido e que menos de 20 peças tenham sido publicadas.A base da formação musical de Duruflé se deu na Catedral de Rouen, onde havia uma célebre escola de canto gregoriano.

Seus estudos tiveram continuidade no Conservatório de Paris, onde o músico teve contato com a tradição de Fauré, Debussy e Ravel. Ao compor o seu Requiem em 1947, Maurice Duruflé tomou como base a missa gregoriana dos defuntos, na tentativa de conciliar, tanto quanto possível, a métrica gregoriana com as exigências do ritmo moderno.

O resultado foi surpreendente. Melodias arcaizantes foram combinadas com as harmonias muito sofisticadas e típicas da música francesa. O Requiem de Duruflé, assim como a obra homônima de seu compatriota Gabriel Fauré, acentua o aspecto da misericórdia e do perdão.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças