Laudate dominum

Giuseppe Verdi é um dos destaques de Laudate Dominum

Um dos mais importantes compositores de ópera de todos os tempos


19/05/2024 10h00

Ouça o programa completo: 


Um dos mais importantes compositores de ópera de todos os tempos, Giuseppe Verdi iniciou e concluiu sua longa carreira musical escrevendo obras sacras. Em 1825, quando contava 12 aos de idade, Verdi iniciou os estudos com Ferdinando Provesi, mestre de coro e organista da Igreja de São Bartolomeu.

O menino foi aprendendo o ofício musical do modo mais prático possível, ajudando o seu mestre nas várias tarefas exigidas pela paróquia.Seu trabalho como copista ajudou na aprendizagem das particularidades das vozes e dos instrumentos, assim como também das formas musicais.

Em pouco tempo, o jovem Verdi já estava às voltas com a orquestração, instrumentando as obras que seu mestre Provesi conseguia apenas esboçar, por absoluta falta de tempo. O menino participava também das apresentações, tocando ao órgão as partes de contínuo.

Quando esses anos de estudo chegaram ao fim, em 1829, Verdi já havia adquirido as principais ferramentas para o seu trabalho criativo. A colaboração de Verdi com seu mestre Provesi, na complementação de obras e instrumentação das mesmas, continuou até 1832.

Nesse ano o jovem músico mudou-se para Milão, para aperfeiçoar os conhecimentos com Vincenzo Lavigna, que foi professor de solfejo do Conservatório e durante trinta anos Maestro al Cembalo do Teatro La Scala.

Os estudos com Lavigna, de 1832 a 1839, representam o segundo período da vida musical de Verdi. O contato que teve com o mundo da ópera, eliminou por completo a perspectiva de continuar a trabalhar como organista e mestre de coro.

As obras sacras que produziu em Milão revelam forte influência da música de Rossini, com reminiscência dos estilos de Haydn e Mozart. Alguns documentos de época relatam que o clero tentava evitar que música dessa natureza fosse executada durante os serviços religiosos.

O estilo musical em moda era considerado teatral, lascivo, belicoso e indecente, ao qual faltava o contraponto verdadeiramente saudável. E de fato, os compositores preocupavam-se bem pouco com o significado mais profundo dos textos musicados. 

A relação entre as palavras e a música era quase sempre ignorada.


Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.

"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.

"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Cleison Belarmino
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças