Alfredo Catalani é um dos destaques de Laudate Dominum
Compositor italiano que se opôs ao verismo
16/06/2024 10h00
Ouça o programa completo:
O compositor italiano Alfredo Catalani, que viveu de 1854 a 1893, foi aluno de Antonio Bazzini no Conservatório de Milão. É interessante lembrar que Bazzini foi o principal professor de composição de Giacomo Puccini.
O renome de Catalani repousa sobre uma única ópera: La Wally, estreada no Teatro La Scalla de Milão em 1892. Gustav Mahler, que regeu a obra em Hamburgo, considerava La Wally a melhor ópera italiana.
As outras óperas de Catalani não foram bem-sucedidas devido à baixa qualidade dos libretos utilizados.Catalani opôs-se ao chamado verismo, estilo que se popularizou por volta de 1880. A linguagem de Catalani tem pontos comuns com a música de Massenet, Puccini e Ponchielli.
O compositor sucumbiu à tuberculose pouco depois de ter completado 39 anos de idade e foi enterrado no Cemitério de Milão, onde repousam também Ponchielli e o maestro Arturo Toscanini, que foi um grande divulgador da música de Catalani.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Cleison Belarmino
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS