Vladimir Martynov é um dos destaques de Laudate Dominum
Compositor russo que trabalhou no estúdio de música eletrônica do Museu Alexander Scriabin
30/06/2024 10h00
Ouça o programa completo:
O compositor russo Vladimir Martynov é um representante da geração de compositores que nasceram na União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. Nascido em 1946, Martynov estudou no célebre Conservatório Tchaikovsky de Moscou.
O músico trabalhou no estúdio de música eletrônica do Museu Alexander Scriabin, que era na época o ponto de encontro da vanguarda soviética. Após a queda do regime comunista, Martynov começou a compor obras
inspiradas nos grandes temas cristãos e assim surgiram peças como o Magnificat, As Lamentações de Jeremias, o Requiem e o Stabat Mater. No final da década de 1970 Martynov interessou-se pelo tipo de minimalismo que estava se desenvolvendo na União Soviética, caracterizado por uma expressão mais estática e espiritualizada.
Martynov compôs As Bem-Aventuranças para coro a cappella em 1998. Oito anos mais tarde, o célebre Quarteto Kronos encomendou ao compositor uma versão para cordas desta obra, que acabou sendo utilizada na cena final do filme “La Grande Bellezza” do cineasta Paolo Sorrentino, produção premiada com o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2013.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Cleison Belarmino
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS