Ouça o programa completo:
Obtendo sucesso muito cedo como violinista, Jean-Joseph Cassanéa de Mondonville, se apresentava em Paris nos célebres Concertos Espirituais. Sua carreira como compositor também foi igualmente bem-sucedida, mostrando a partir de 1738 um direcionamento para a música sacra e posteriormente para a ópera.
As partituras de Mondonville respeitam a antiga tradição da divisão do coro em cinco partes: soprano, contratenor, tenor, barítono e baixo, combinação que produz uma sonoridade opulenta e que caracteriza os trechos em "tutti" da música francesa de época. Muito típica também é a exclusão de instrumentos de metal e percussão do conjunto orquestral.
Mondonville confiou às flautas, oboés e fagotes a tarefa de enriquecer as cores da orquestra.
No total, o artista compôs 17 grandes motetos, dos quais apenas nove foram preservados. No moteto Dominus Regnavit, o trabalho maior foi reservado ao coro. Mondonville inicia a composição com um gesto orquestral solene, evocando a nobre simplicidade do sentido do texto e fazendo uma respeitosa referência ao grande compositor Michel-Richard Delalande.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS