Ouça o programa completo:
Resultado de uma viagem de férias na cidade de Villerville, na Baixa Normandia, a Messe des pêcheurs de Villerville, Missa dos Pescadores de Villerville é um trabalho conjunto de Gabriel Fauré e de seu ex-aluno André Messager. Os dois compositores escreveram a Missa dos Pescadores em 1881.
O moteto O salutaris hostia e o Kyrie foram compostos por Messager e os demais movimentos do ordinário, sem o tradicional Credo, foram criados por Fauré.
A estreia da obra ocorreu em setembro de 1881 na Igreja de Villerville, em benefício das viúvas dos pescadores da Comuna francesa.
Em 1882, Messager instrumentou para orquestra de câmara as primeiras quatro partes da missa e Fauré, o Agnus Dei que encerra a composição. Essa nova versão foi estreada também na Igreja de Villerville, no dia 10 de setembro de 1882.
Na edição, você ouve a Messe des pêcheurs de Villerville na interpretação da Chapelle Royal, Coro e Orquestra, tendo à frente o maestro Philippe Herreweghe. Os movimentos são Kyrie, Gloria, Sanctus, O Salutaris Hostia e Agnus Dei.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS