Laudate dominum

O Stabat Mater de Antonín Dvořák - Parte 2

Neste programa, a segunda parte da obra


19/01/2025 10h00

Ouça o programa completo:


Este é o último programa de uma série de duas transmissões dedicadas ao Stabat Mater do compositor checo Antonín Dvořák.Grande parte dessa música sublime evoca as grandes obras religiosas de Bach, Haydn e Mozart.

Lembrávamos no programa anterior que em março de 1883 o Stabat Mater arrebatou o público do Royal Albert Hall, quando foi estreado em Londres, sob a regência de Joseph Barnby.

A obra correspondia plenamente ao gosto e ao caráter da era vitoriana, além de dar continuidade à grande tradição coral muito valorizada pelos ingleses.Nos quatro anos seguintes, o Stabat Mater de Dvořák foi apresentado diversas vezes na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria, na Iugoslávia e na Alemanha.

Mas foi na Inglaterra que o sucesso trouxe os seus melhores resultados. Dvořák foi rapidamente convidado a dirigir a sua obra em Londres. No dia 13 de março de 1884, o compositor checo regeu o Stabat Mater no Royal Albert Hall de Londres e foi aclamado entusiasticamente pelos músicos e pelo público que lotava o teatro.

Dvořák tornou-se rapidamente uma celebridade entre os ingleses. A excelência dos músicos londrinos e a calorosa recepção que lhe foi dada causaram forte impacto no compositor, como atestam as cartas que escreveu de Londres a Velebin Urbanek, seu editor em Praga.

Maravilhado, Dvořák contou a Urbanek que o coro contava 250 sopranos, 160 contraltos, 180 tenores e 250 baixos, e a seção de cordas da orquestra era composta de 24 primeiros e 20 segundos violinos, 16 violas, 16 violoncelos e 16 contrabaixos.

O sucesso obtido por Dvořák foi retumbante e o compositor recebeu nos anos seguintes importantes encomendas de obras da Sociedade Filarmônica Real Inglesa e dos Festivais de Birmingham e de Leeds, para os quais compôs a Sinfonia nº 7, o oratório Svatá Ludmila e o Requiem, entre outras.

De 1884 a 1896, o compositor viajou nove vezes à Inglaterra, país onde era respeitado como um dos maiores músicos do seu tempo.


"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.

"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado do Rio registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas do ano

Porto Velho recebe reforço da Força Nacional para enfrentar onda de ataques criminosos

Hamas aceita proposta de cessar-fogo em Gaza e devolução de reféns, diz agência; Israel nega

Prefeitura de SP constrói muro de 40 metros de extensão na Cracolândia

Devido à proibição federal, TikTok deve ser desativado nos EUA no próximo domingo (19)