Anton Bruckner é o destaque do Laudate Dominum
Nesta edição, o Requiem em ré menor e o Salmo 112
27/04/2025 10h00
Ouça o programa completo:
O compositor austríaco Anton Bruckner, nascido em 1824, foi exato contemporâneo de Johannes Brahms e um dos mais importantes compositores de música sacra da segunda metade do século 19. Bruckner tornou-se mais conhecido através de suas monumentais Sinfonias, nas quais transparece o seu espírito lógico e disciplinado.
A estética de Bruckner foi considerada durante muito tempo como acadêmica e fortemente ancorada na tradição. No entanto, o compositor não foi um epígono do romantismo e a sua escrita harmônica, apesar de abertamente tonal, é no todo bem mais avançada do que a de seus contemporâneos. Anton Bruckner foi um mestre consumado da instrumentação e a sua escrita densa e cromática tem pontos comuns com a música de César Franck. Bruckner alia a expressão grandiosa da arte de Wagner a um misticismo profundo, de expressão profundamente religiosa.
O Requiem em ré menor, escrito em 1849, foi a primeira criação de envergadura do compositor austríaco. A obra foi composta sob o impacto da morte de Franz Seiler, padrinho do seu irmão e grande incentivador de Bruckner. Ao morrer em 1848, Seiler deixou por testamento para o jovem compositor um piano de cauda Bösendorfer.
Apesar de ser uma obra de juventude, escrita aos 25 anos de idade, podemos descobrir neste Requiem vários traços que iriam caracterizar o estilo do compositor em seus trabalhos mais avançados. Bruckner, sempre muito crítico e exigente consigo próprio, referiu-se a este Requiem quando contava 70 anos de idade, como sendo uma obra apenas razoável. Os compositores que mais influenciaram Bruckner em sua juventude foram Josef Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart.
Bruckner morreu em Viena em outubro de 1896.
As obras apresentadas no programa têm interpretação de Joan Rodgers, Catherine Denley, Maldwyn Davies e Michael George, solistas vocais, Corydon Singers, Orquestra de Câmara Inglesa, tendo à frente o maestro Matthew Best.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo às 9h, com reapresentação às 21h, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS