Metropolitan Opera

Norma, de Bellini: uma magnífica ópera trágica do bel canto

A Soprano australiana Helena Dix encabeça o elenco na pele da sacerdotisa Druida, Norma.


02/04/2023 15h00

Considerada a obra-prima de Bellini, NORMA é a oitava das onze óperas do compositor. O libreto é de Felice Romani, baseado na peça “Norma, ossia L'infanticidio” (Norma, ou o infanticídio) de Alexandre Soumet. NORMA estreou em 1831, no Teatro Alla Scala de Milão. No Brasil, a estreia de NORMA foi em 1844, no Teatro São Pedro de Alcântara, do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a ópera foi apresentada pela primeira vez no Teatro Provisório, em 1874. E no ano de 1951 quem esteve no Brasil para interpretar a famosa personagem de Bellini foi nada menos que Maria Callas, que realizou récitas tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

De acordo com André Heller-Lopes, "Norma é a mais carioca de todas as óperas":- Foi a ópera pela qual o Rio de Janeiro se apaixonou no século XIX. Machado de Assis e vários de seus contemporâneos caíram de amores por ela e não pararam de cantar em prosa e verso suas belezas. O comediógrafo Martins Pena que viveu entre 1815 e 1848 – considerado entre nós o pai da comédia e muitas vezes apelidado de O Molière brasileiro -, escreveu uma peça de teatro inteira dedicada ao fanatismo que a Norma causava nos cariocas à época, fazendo-nos rir com essa espécie de excêntrico esnobe que se empoleirava nas frisas do Teatro São Pedro de Alcântara para ouvir pela centésima vez a famosa ária Casta Diva, e saía por aí gazeteando conhecimentos que não tinha. Uma afetação cômica colocada na boca da personagem José Antônio, protagonista de O Diletante.

O programa apresenta a récita gravada no sábado, 25 de março de 2023, levada ao palco do Metropolitan Opera House de Nova Iorque. A Soprano australiana Helena Dix encabeça o elenco na pele da sacerdotisa Druida, Norma. O amante infiel de Norma, Pollione, é interpretado pelo tenor americano Michael Spyres; e a soprano russa Ekaterina Gubanova sobe à cena como a rival e inocente Adalgisa. O baixo também americano Christian Van Horn vive o pai de Norma, Oroveso. Coro e Orquestra do MET sob a regência de Maurizio Benini.

Metropolitan Opera

Domingo, dia 02.04, às 15h

Apresentação: Chico Carvalho

Confira a programação completa da Temporada 2022-2023:

https://cultura.uol.com.br/radio/programas/metropolitan/2022/12/15/38_temporada-2022-2023-do-metropolitan-opera-de-nova-york.html

Metropolitan Opera House

Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças