Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Christian Van Horn como Oroveso em
Christian Van Horn como Oroveso em "Norma" de Bellini. Foto: Marty Sohl / Met Opera Norma, de Bellini

Considerada a obra-prima de Bellini, NORMA é a oitava das onze óperas do compositor. O libreto é de Felice Romani, baseado na peça “Norma, ossia L'infanticidio” (Norma, ou o infanticídio) de Alexandre Soumet. NORMA estreou em 1831, no Teatro Alla Scala de Milão. No Brasil, a estreia de NORMA foi em 1844, no Teatro São Pedro de Alcântara, do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a ópera foi apresentada pela primeira vez no Teatro Provisório, em 1874. E no ano de 1951 quem esteve no Brasil para interpretar a famosa personagem de Bellini foi nada menos que Maria Callas, que realizou récitas tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

De acordo com André Heller-Lopes, "Norma é a mais carioca de todas as óperas":- Foi a ópera pela qual o Rio de Janeiro se apaixonou no século XIX. Machado de Assis e vários de seus contemporâneos caíram de amores por ela e não pararam de cantar em prosa e verso suas belezas. O comediógrafo Martins Pena que viveu entre 1815 e 1848 – considerado entre nós o pai da comédia e muitas vezes apelidado de O Molière brasileiro -, escreveu uma peça de teatro inteira dedicada ao fanatismo que a Norma causava nos cariocas à época, fazendo-nos rir com essa espécie de excêntrico esnobe que se empoleirava nas frisas do Teatro São Pedro de Alcântara para ouvir pela centésima vez a famosa ária Casta Diva, e saía por aí gazeteando conhecimentos que não tinha. Uma afetação cômica colocada na boca da personagem José Antônio, protagonista de O Diletante.

O programa apresenta a récita gravada no sábado, 25 de março de 2023, levada ao palco do Metropolitan Opera House de Nova Iorque. A Soprano australiana Helena Dix encabeça o elenco na pele da sacerdotisa Druida, Norma. O amante infiel de Norma, Pollione, é interpretado pelo tenor americano Michael Spyres; e a soprano russa Ekaterina Gubanova sobe à cena como a rival e inocente Adalgisa. O baixo também americano Christian Van Horn vive o pai de Norma, Oroveso. Coro e Orquestra do MET sob a regência de Maurizio Benini.

Metropolitan Opera

Domingo, dia 02.04, às 15h

Apresentação: Chico Carvalho

Confira a programação completa da Temporada 2022-2023:

https://cultura.uol.com.br/radio/programas/metropolitan/2022/12/15/38_temporada-2022-2023-do-metropolitan-opera-de-nova-york.html

Metropolitan Opera House

Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.