Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Cleveland Quartet

Ouça o programa 'Mundo Sonoro' completo aqui:


Neste terceiro programa vamos apresentar um tipo de música bastante diferente daquela que abordamos nos episódios anteriores. Esse tipo de música tem o nome de música de câmara.

Na história da música, quando mencionamos um quarteto de cordas, não estamos falando apenas do conjunto de instrumentistas, mas de um tipo de obra musical específica.

Trata-se de um gênero, como o gênero do concerto e da sinfonia de que falamos em episódios anteriores deste programa.

Um outro importante gênero musical dentro da música de câmera é a sonata. A diversidade de ambientes e atmosferas dentro de uma sonata pode ser muito grande e podemos ter desde uma peça tranquila e descompromissada até algo muito profundo e elaborado, tendo como intérprete um instrumento sozinho, ou atuando como personagem principal, com algum outro instrumento acompanhando.

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quinta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 15 horas