Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Andrés Oroz

Ouça o programa 'Mundo Sonoro' completo aqui:


Na construção de uma peça de música de concerto, é muito frequente que o compositor utilize um padrão determinado de organização das ideias musicais para conduzir a maneira como a música vai ser desenvolvida.

Pode parecer uma coisa muito complicada, mas começar a entender como funcionam esses padrões é algo divertido e que está ao alcance de todos.

No Mundo Sonoro nós vamos enfrentar esse desafio juntos! Escolhi para o início dessa nossa empreitada uma forma musical que é muito difundida, e utilizada não só dentro do repertório clássico mas também na música popular.

O nome que os estudiosos dão para essa estratégia de organização das ideias é Forma Ternária.

Vamos juntos descobrir o que se esconde por trás desse termo? A ideia básica que está por trás dessa estratégia de composição é a memória.

A forma ternária é uma espécie de jogo de esconde-esconde musical. Primeiro, o compositor mostra um tipo de melodia, ou uma atmosfera musical. Em seguida, nos apresenta algo completamente diferente, contrastante. Depois volta para a ideia inicial. isso faz com que a música seja dividida em três partes e os pesquisadores a chamam de forma ternária (maneira de compor).

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quinta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 15 horas