Ouça o programa 'Mundo Sonoro' completo aqui:
Você já reparou que na música de concerto em geral as peças não tem nomes específicos?
Vamos abordar alguns termos que são sempre utilizados quando nos referimos a obras de música clássica, e vamos decifrar um pouco de cada um deles. Começamos com a palavra Opus.
O termo Opus, é uma palavra em latim quer dizer obra, e seu uso na música se refere a uma numeração, feita pelo compositor, de todas as suas peças editadas.
Em uma época em que não existia televisão e nem internet, era uma maneira de garantir que os editores das peças e o público em geral soubessem de qual composição estava se falando, justamente pelo fato de as peças não terem nomes específicos.
Pode ser interessante saber mais ou menos quantas obras o seu compositor preferido escreveu, para que você possa através do número de Opus saber mais ou menos em que momento de sua carreira uma obra específica foi criada.
O número de Opus se refere à ordem de publicação das peças de um determinado compositor.
Conversaremos também sobre instrumentos de época e edição crítica que é feita quando um grupo de musicólogos se debruçam sobre a partitura, comparando manuscritos, material utilizado e tudo que estiver disponível referente a criação de uma determinada obra com a finalidade de eliminar qualquer tipo de erro.
Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quinta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 15 horas
REDES SOCIAIS