Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação musiciens du louvre

Ouça o programa 'Mundo Sonoro' completo aqui:


Você já reparou que na música de concerto em geral as peças não tem nomes específicos?

Vamos abordar alguns termos que são sempre utilizados quando nos referimos a obras de música clássica, e vamos decifrar um pouco de cada um deles. Começamos com a palavra Opus.

O termo Opus, é uma palavra em latim quer dizer obra, e seu uso na música se refere a uma numeração, feita pelo compositor, de todas as suas peças editadas.

Em uma época em que não existia televisão e nem internet, era uma maneira de garantir que os editores das peças e o público em geral soubessem de qual composição estava se falando, justamente pelo fato de as peças não terem nomes específicos.

Pode ser interessante saber mais ou menos quantas obras o seu compositor preferido escreveu, para que você possa através do número de Opus saber mais ou menos em que momento de sua carreira uma obra específica foi criada.

O número de Opus se refere à ordem de publicação das peças de um determinado compositor.

Conversaremos também sobre instrumentos de época e edição crítica que é feita quando um grupo de musicólogos se debruçam sobre a partitura, comparando manuscritos, material utilizado e tudo que estiver disponível referente a criação de uma determinada obra com a finalidade de eliminar qualquer tipo de erro.

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quinta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 15 horas