Mundo Sonoro - uma viagem pelas formas e formatos da música clássica
No décimo oitavo episódio vamos falar de um gênero que se tornou base da prática musical na igreja protestante: a cantata.
30/12/2021 22h00
Ouça o programa 'Mundo Sonoro' completo aqui:
Neste programa vamos conversar sobre a transformação de textos da tradição religiosa em criação artística, e descobrir juntos quais os exemplos mais explorados dessa transformação.
Já falamos sobre o uso do texto da missa católica como ponto de partida para a criação de uma obra musical,
Agora vamos descobrir juntos como esse processo se dá com outros textos de origem bíblica. O te deum é um salmo de louvação a Deus, e a sua versão musicada, originalmente na forma de um canto gregoriano, um outro texto bastante utilizado como ponto de partida para criações musicais é o magnificat, onde a atmosfera aqui é um pouco diferente.
O Stabat Mater é tirado de uma parte móvel da missa raramente utilizada nas cerimônias litúrgicas. É um texto que fala do sofrimento de nossa senhora, e que dá origem a algumas obras-primas da história da música bem tocantes.
Existe também um gênero de composição inspirado em textos religiosos que se tornou a base da prática musical na igreja protestante, especialmente em sua ramificação luterana. Trata-se da cantata.
Esse gênero já existia na tradição musical europeia desde meados do século 17, mas foi basicamente a partir de 1700 que, na Alemanha, ele se tornou algo bastante difundido e profundamente ligado à cultura da religião luterana.
Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quinta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 15 horas
REDES SOCIAIS