Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça o "Mundo Sonoro" completo: 


No programa desta semana, vamos falar de um gênero de criação musical que pode, à primeira vista, parecer bastante estranho: a missa! Nesse tipo de atividade religiosa e musical, muitas vezes o texto da missa aparecia transformado em música.

Séculos depois, após o surgimento das orquestras e dos gêneros artísticos que costumamos apreciar juntos, a prática de construir peças musicais baseadas no texto religioso da missa continuou existindo. Ao longo dos anos, grandes compositores criaram obras-primas neste formato.

Em primeiro lugar existe uma parte que tem a ver com a tradição religiosa da qual a missa se origina.Dentro da tradição da igreja católica, a missa é dividida em partes fixas, cujo texto é utilizado nas celebrações durante todo o ano, e partes móveis, em que o texto se altera de acordo com a época específica em que a celebração está sendo feita.

Dentro da criação musical, uma parte muito importante das obras criadas neste gênero utiliza justamente as 6 partes fixas dessa cerimônia, transformando cada uma delas em um movimento musical, ou eventualmente dividindo uma dessas partes em vários movimentos, cada um destinado a uma parte do texto.

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quarta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 14 horas