Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça o programa completo: 


Nesta semana vamos conversar sobre a transformação de textos da tradição religiosa em criação artística, e descobrir juntos quais os exemplos mais explorados dessa transformação.

Já falamos sobre o uso do texto da missa católica como ponto de partida para a criação de uma obra musical, e agora vamos descobrir juntos como esse processo se dá com outros textos de origem bíblica.O te deum é um salmo de louvação a Deus, e a sua versão musicada, originalmente na forma de um canto gregoriano.

Um outro texto bastante utilizado como ponto de partida para criações musicais é o magnificat, onde a atmosfera é um pouco diferente.O Stabat Mater é tirado de uma parte móvel da missa raramente utilizada nas cerimônias litúrgicas.

É um texto que fala do sofrimento de Nossa Senhora, e que dá origem a algumas obras-primas da história da música bem tocantes. Existe também um gênero de composição inspirado em textos religiosos que se tornou a base da prática musical na igreja protestante, especialmente em sua ramificação luterana. Trata-se da cantata.

Esse gênero já existia na tradição musical europeia desde meados do século 17, mas foi basicamente a partir de 1700 que, na Alemanha, ele se tornou algo bastante difundido e profundamente ligado à cultura da religião luterana.

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quarta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 14 horas