Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça o programa completo:  


Neste programa mundo sonoro, em que fazemos juntos uma viagem pelas formas e formatos da música, vamos fazer um passeio pelo mundo das canções, na maneira pela qual elas aparecem dentro da música de concerto.

Nós temos, é claro, canções dos mais diversos formatos, nas tradições populares de diversos países, e existem tesouros maravilhosos a serem descobertos nestes vários gêneros.

Como a proposta do programa é desvendarmos juntos o universo da música de concerto, vamos abordar hoje a estratégia de criação de canções que se deu dentro desta linguagem, principalmente após o século 19.

Começamos com a criação de um compositor que viveu no início do século 19 na transição entre os estilos que conhecemos hoje em dia como classicismo e romantismo.

Trata-se de Franz Schubert. Schubert foi um autor hábil no que se refere à organização das ideias,à construção musical, mas para quem tudo isso esteve sempre a serviço da poesia.

Um pouco depois do momento em que Schubert criou suas obras um outro compositor alemão, Robert Schumann, deu sequência a esta junção tão especial de poesia e música o que são as canções conhecidas como lied.

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quarta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 14 horas