Ouça o programa Música Contemporânea completo:
No programa de hoje o belíssimo álbum lançado ano passado, que traz leituras apaixonantes de duas obras díspares porém excepcionais do século XX: o quinteto para piano e cordas de Béla Bartók, peça de 1903 ainda embebida de Brahms e Richard Strauss; e o trio para cordas de outro húngaro, Sandor Veress, peça mais recente porém interessantíssima.
E o melhor é que as performances foram registradas em concertos do Festival Internacional de Música de Câmara de Lockenhaus, na Áustria. Este festival teve como idealizador e diretor durante muitos anos o violinista letão Gidon Kremer. É capitaneado pelo violoncelista Nicolas Altstaedt desde 2012.
Neste álbum, Nicolas toca ao lado da violinista norueguesa Vilde Frang, do violinista Barnabás Kelemen, do violista britânico Lawrence Foster e do pianista alemão Alexander Lonquist.
Sabe-se que este quinteto é uma obra mal-amada pelo compositor. Bartók a escreveu aos 20 anos.
Duas décadas depois, quando foi interpretado em concerto com Bartók presente, este jogou as partituras no chão, desgostoso com a peça, que pensou em destruir. Mas ela sobreviveu.
- Béla Bartók
- Quinteto para piano e cordas (obra de juventude)
- Nicolas Altstaedt (violoncelo), Vilde Frang e Barnabas Kelemen (violinos), Lawrence Foster (viola) e Alexander Lonquich (piano).
- Sandor Veress
- Trio para cordas (andante)
- Vilde Frang (violino), Lawrence Foster (viola) e Nicolas Altstaedt (violoncelo)
O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágiaria em Produção: Jessica Gomes
REDES SOCIAIS