Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Casal de costas

Ouça o programa Música Contemporânea completo:


No programa de hoje o belíssimo álbum lançado ano passado, que traz leituras apaixonantes de duas obras díspares porém excepcionais do século XX: o quinteto para piano e cordas de Béla Bartók, peça de 1903 ainda embebida de Brahms e Richard Strauss; e o trio para cordas de outro húngaro, Sandor Veress, peça mais recente porém interessantíssima.

E o melhor é que as performances foram registradas em concertos do Festival Internacional de Música de Câmara de Lockenhaus, na Áustria. Este festival teve como idealizador e diretor durante muitos anos o violinista letão Gidon Kremer. É capitaneado pelo violoncelista Nicolas Altstaedt desde 2012.

Neste álbum, Nicolas toca ao lado da violinista norueguesa Vilde Frang, do violinista Barnabás Kelemen, do violista britânico Lawrence Foster e do pianista alemão Alexander Lonquist.

Sabe-se que este quinteto é uma obra mal-amada pelo compositor. Bartók a escreveu aos 20 anos.

Duas décadas depois, quando foi interpretado em concerto com Bartók presente, este jogou as partituras no chão, desgostoso com a peça, que pensou em destruir. Mas ela sobreviveu.


  1. Béla Bartók
  2. Quinteto para piano e cordas (obra de juventude)
  3. Nicolas Altstaedt (violoncelo), Vilde Frang e Barnabas Kelemen (violinos), Lawrence Foster (viola) e Alexander Lonquich (piano).

  4. Sandor Veress
  5. Trio para cordas (andante)
  6. Vilde Frang (violino), Lawrence Foster (viola) e Nicolas Altstaedt (violoncelo)

O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: João Marcos Coelho

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estágiaria em Produção: Jessica Gomes