Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Silvestre Revueltas

Ele nasceu na cidade de Santiago Papasquiaro em 1899 – e morreu em 1940. Contemporâneo de Carlos Chávez, acabou sendo de certo modo eclipsado pelo maior compositor mexicano do século 20. 

Vejam como ele é irônico nesta declaração autobiográfica:

“Desde muito cedo senti inclinação pela música e como resultado tornei-me músico profissional. Contribuíram para isso alguns de meus professores, com os quais afortunadamente não aprendi muito, devido sem dúvida ao mau hábito da independência”.

Na juventude, tocou em orquestras de cinema mudo. Em seus seis últimos anos, compôs música para oito filmes.

Alguns desses manuscritos foram também concebidos para execução em salas de concerto. É o caso de Redes, Música para charlar e Itinerario que depois viraram suítes orquestrais.

A suíte sinfônica La noche de los mayas nasceu como trilha sonora do filme de Chano Urueta,

A trama é a seguinte: um nativo apaixona-se pela filha do chefe da tribo, mas um homem branco a seduz e esse relacionamento ocasiona a seca. Ela é açoitada e condenada ao sacrifício. O nativo mata o rival e traz o corpo à presença da condenada, que acaba se suicidando. A partr do filme editado, Revueltas concluiu trinta e seis sequências em 10 de agosto de 1939.

Após o prelúdio Revueltas usa, estilizada, a jarana, música e dança de Yucatán, gênero que combina tradições locais e europeias na forma do rondó. A regente Alondra de la Parra, está à frente da Orquestra Nacional de Ile de France.

  1. SIlvestre Revueltas
  2. La noche de los Mayas
  3. Orquestra Nacional de Ile de France. Reg.: Alonda de la Parra.

  4. Hommage a Federico García Lorca
  5. Ebony Band Amsterdã Werner Herbers
  6. Cuauhnáhuac
  7. Orquestra Sinfônica Estatal do México. Reg.: Enrique Bátiz.

  1. O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.

  2. Apresentação: João Marcos Coelho
  3. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  4. Estágiaria em Produção: Jessica Gomes