Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Zoltán Kocsis

Ouça o programa Música Contemporânea completo:


Zoltán Kocsis ao lado de Deszo Ránki e Andras Schiff formavam o trio de grandes pianistas húngaros do último meio século. Zoltán Kocsis, que morreu quatro anos atrás, em 6 de novembro de 2016, não foi tão conhecido quanto Schiff, por exemplo. Talvez porque preferiu permanecer em Budapest e atuar basicamente em seu país – não só como pianista, mas também como maestro, crítico musical e produtor de discos.

Desafiou várias vezes as autoridades húngaras daqueles anos soviéticos. Gravou a integral da obra para piano solo e os concertos e tinha uma concepção digamos menos brutalizante do que a que em geral associamos com a música de Bartók.

Celebramos seu piano percussivo quem sabe exageradamente. Isso fica claro quando escutamos as gravações de Kocsis. “Ele preferia”, escreve o crítico inglês Barry Millington, “um enfoque mais flexível e sensitivo, como ele dizia que o próprio Bartók soava quando tocava suas composições”. Valorizou muito a música contemporânea. Gyorgy Kurtág, hoje com 94 anos, que foi seu professor na Academia Franz Liszt de Budapest, compôs várias peças para ele. Nos anos 1970/80 manteve uma intensa carreira internacional, tocando com a Filarmônica de Berlim e a Royal Concertgebouw, entre outras orquestras estreladas.

Eu escolhi, para lembrarmos dele, algumas interpretações de obras de Bela Bartók, entre as menos conhecidas, talvez. O piano era o instrumento de Bartók.

  • Bela Bartok 
  • Sonata SZ 80 
  • Rapsódia opus 1 
  • Improvisos sobre oito canções camponesas húngaras opus 20 
  • Canções natalinas romenas 
  • Zoltan Kocsis (piano) 

  • Danças folclóricas romenas, para violino e piano 
  • Bernabás Kelemen (violino) e Zoltan Kocsis (piano)

O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook. 

Apresentação: João Marcos Coelho 

Produção: Sonia Maria de Lutiis 

Estagiária em Produção: Jessica Gomes