Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Khatia Buniatishvili

Ouça o programa Música Contemporânea completo:


Aos 33 anos e mais de 240 mil seguidores nas redes sociais, a pianista Khatia Buniatishvili é uma legítima representante das novas gerações de artistas clássicos dispostos a jogar o jogo digital para se diferenciar. Veste-se de modo ousado, com profundos decotes, exagera propositalmente os gestos teatrais quando toca. Mas o que importa é que Khatia é de fato uma ótima pianista.

É pena que em sua ânsia de virar diva ela exagera também nos repertórios que escolhe para gravar. Não são só previsíveis, são muito previsíveis.

Aparentemente é o caso do seu mais recente álbum, lançado este mês pela Sony Classical. Nascida na Georgia mas vivendo hoje em Paris, ela o intitula Labirinto. E saca uma justificativa bem a gosto das redes sociais: vaga o suficiente para agradar a gregos e troianos, como se dizia antigamente.

Hoje em dia, suas palavras soam mais como justificativa de playlist. Ouça: “O labirinto - nosso destino e criação; nosso impasse e libertação; a polifonia da vida, dos sentidos, dos sonhos redespertados e do presente negligenciado; mudanças inesperadas e esperadas do dito ou não dito... O labirinto de nossa mente ”. Labirinto é mesmo uma playlist. Só isso. E por isso mesmo, deve agradar à maioria.

Vai de Morricone a Philip Glass, passando por Chopin, Satie, bastante Bach, Rachmaninoff e seu indefectível vocalise, claro; e algumas surpresas como “La Javanaise”, sucesso pop de Serge Gainsbourgh no simbólico ano de 1968, com seu histórico e revolucionário mês de maio.

O porém é que ela é mesmo uma ótima pianista. E é sempre bom ouvir um músico de qualidade.

  1. Ennio Morricone
  2. Tema de Débora

  3. Erik Satie
  4. Gymnopédie

  5. Frederic Chopin
  6. Prelúdio opus 28 no. 4

  7. Johann Sebastian Bach
  8. Badinerie da suíte orquestral no. 2
  9. Ária na quarta corda, sol

  10. Sergei Rachmanonoff
  11. Vocalise

  12. Gyorgy Ligeti
  13. Estudo “Arco-íris”, no. 5 do primeiro livro, do húngaro Gyorgy Ligeti
  14. Heitor Villa-Lobos
  15. Valsa da dor

  16. Arvo Pärt
  17. Intervallo

  18. Philip Glass
  19. I’m gonna make a cake,

  20. Khatia Buniatishvili (piano). Participação de sua irmã Gvantsa Buniatishvili (piano)

  1. O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.

  2. Apresentação: João Marcos Coelho
  3. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  4. Estágiaria em Produção: Jessica Gomes