Michelle Makarski
A violinista norte-americana, de Michigan, construiu uma sólida carreira de artista clássica.
13/12/2020 14h24
Ouça o programa Música Contemporânea completo:
Michelle conviveu com grandes nomes como Pablo Casals e Sandor Vegh, figuras do Marlboro Festival, idealizado pelo violoncelista, que durante muitos anos atraiu a nata dos músicos clássicos do mundo para seus concertos. Ela também tem um sadio olhar para a música contemporânea. Não só a clássica, de Elliott Carter, por exemplo, mas também para a música inclusiva de Keith Jarrett. Gravou com Keith Jarrett pela primeira vez, para a ECM, nos anos 1990. Registrou a sonata para violino e piano do pianista que inventou o recital solo de música inteiramente improvisada, sem temas.
Em 2010, eles se reencontraram. E surgiu quase naturalmente, diz ela, a ideia de gravarem as seis sonatas para violino e piano, ou melhor, teclado, de Johann Sebastian Bach, um monumento de uma hora e meia de duração – que resultou num álbum duplo do selo ECM.
“Deixei de lado minha porção compositor”, disse ele na ocasião, “para servir à do compositor”. Verdade verdadeira. Aliás, Jarrett aprendeu, ainda criança, primeiro a tocar Bach – e só depois, bem depois, mergulhou na música improvisada. A audição destas seis sonatas comprova isso. Foi o álbum clássico mais elogiado do pianista de jazz. O violino de Makarski, com pouquíssimo vibrato, jamais extrapola para uma desarrazoada leitura romântica – um risco que qualquer pianista egresso da música improvisada recairia.
- Johann Sebastian Bach
Sonata no. 3, BWV 1016
Sonata no. 5, em fá menor BWV 1018
Sonata no. 6 em sol maior BWV 1019
Michelle Makarski (violino) e Keith Jarrett (piano)
- O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
- Apresentação: João Marcos Coelho
- Produção: Sonia Maria de Lutiis
- Estágiaria em Produção: Jessica Gomes
REDES SOCIAIS