Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Michelle Makarski e Keith Jarrett

Ouça o programa Música Contemporânea completo:


Michelle conviveu com grandes nomes como Pablo Casals e Sandor Vegh, figuras do Marlboro Festival, idealizado pelo violoncelista, que durante muitos anos atraiu a nata dos músicos clássicos do mundo para seus concertos. Ela também tem um sadio olhar para a música contemporânea. Não só a clássica, de Elliott Carter, por exemplo, mas também para a música inclusiva de Keith Jarrett. Gravou com Keith Jarrett pela primeira vez, para a ECM, nos anos 1990. Registrou a sonata para violino e piano do pianista que inventou o recital solo de música inteiramente improvisada, sem temas.

Em 2010, eles se reencontraram. E surgiu quase naturalmente, diz ela, a ideia de gravarem as seis sonatas para violino e piano, ou melhor, teclado, de Johann Sebastian Bach, um monumento de uma hora e meia de duração – que resultou num álbum duplo do selo ECM.

“Deixei de lado minha porção compositor”, disse ele na ocasião, “para servir à do compositor”. Verdade verdadeira. Aliás, Jarrett aprendeu, ainda criança, primeiro a tocar Bach – e só depois, bem depois, mergulhou na música improvisada. A audição destas seis sonatas comprova isso. Foi o álbum clássico mais elogiado do pianista de jazz. O violino de Makarski, com pouquíssimo vibrato, jamais extrapola para uma desarrazoada leitura romântica – um risco que qualquer pianista egresso da música improvisada recairia.



  1. Johann Sebastian Bach

    Sonata no. 3, BWV 1016

    Sonata no. 5, em fá menor BWV 1018

    Sonata no. 6 em sol maior BWV 1019

    Michelle Makarski (violino) e Keith Jarrett (piano)

  1. O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  2. Apresentação: João Marcos Coelho
  3. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  4. Estágiaria em Produção: Jessica Gomes