Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Dave Brubeck

Ouça o programa Música Contemporânea completo aqui:


  1. Além da deliciosa instabilidade rítmica, Brubeck também praticava o que aprendeu com o compositor francês Darius Milhaud, então vivendo e dando aulas na California: a politonalidade, empilhamento de tonalidades. Encontrou no sax-alto de Paul Desmond seu alter-ego.

  2. Juntos construíram obras-primas como take five (esta só de Desmond).
  3. “Como músico”, disse Brubeck, “sinto-me livre para explorar toda a minha herança musical – das percussões africanas a Couperin, Bach, Jelly Roll, Stravinsky ou Charlie Parker”. Bach foi seu maior ídolo clássico – e Duke Ellington seu maior guru como compositor e arranjador.

  4. Ele nasceu em 6 de dezembro de 1920 e faleceu em 5 de dezembro de 2012. A família, comemorando seu centenário de nascimento, lançou no finalzinho de dezembro passado o álbum lullabies, que Brubeck gravou aos 91 anos, em sua casa. Uma linda sessão de canções de ninar, começando e terminando talvez com a mais famosa delas, a de Brahms. Entre elas, desfilam as canções que sua mãe tocava para ele ainda de fraldas – um costume que cultivou também com seus filhos e netos.
    Um crítico chamou este emocionante álbum de trilha sonora de sonhos não totalmente recordados, mas presentes, com as melodias flutuando sobre aveludadas harmonias.

  1. Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

  2. O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  3. Apresentação: João Marcos Coelho
  4. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  5. Estagiária em Produção: Denise Faveri