Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Ennio Morriconi

Ouça o programa Música Contemporânea completo aqui:


  1. “A necessidade e a oportunidade me levaram a trabalhar no cinema, daí a dupla convivência de minha música absoluta com a música aplicada"

  2. Com estas palavras diretas, o trompetista, flautista e compositor italiano Ennio Morricone definiu sua relação com a arte à qual dedicou sua longa vida.
  3. Ele nasceu em Roma em 10 de novembro de 1928 e morreu também em Roma em 6 de julho de 2020, já em plena pandemia.
  4. Tinha 11 anos quando seu pai, trompetista da noite, levou-o para aprender a tocar trompete direito no Conservatório de Roma.

  5. Dali em diante, Ennio juntou-se ao pai no teatro de variedades, e nas revistas musicais durante a ocupação norte-americana na Segunda Guerra mundial.
  6. Trabalhava como terceiro trompete na Sistina, famoso teatro de comédias musicais, para tornar-se arranjador profissional na RCA Radio Corporation of America e
  7. na RAI.

  8. Ao mesmo tempo, terminava os estudos com o compositor Goffredo Petrassi (1904-2003) no Conservatório de Santa Cecília.
  9. Sua vida dupla começou quando estudava com Petrassi; durante o dia, concentrava-se seriamente na composição; à noite, ganhava a vida como trompetista e também atuava como arranjador na indústria do disco

  10. Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte
  11. O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  12. Apresentação: João Marcos Coelho
  13. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  14. Estagiária em Produção: Denise Faveri