Ennio Morriconi, compositor de música absoluta 3
O homem que conquistou o mundo com suas cerca de 500 trilhas sonoras para obras-primas do cinema considerava-se acima de tudo um compositor de sala de concertos.
16/05/2021 22h00
Ouça o Programa Música Contemporânea completo aqui:
- O baú clássico de Ennio Morricone é mesmo maravilhoso – e se torna ainda mais interessante porque é praticamente desconhecido do público.
O homem que conquistou o mundo com suas cerca de 500 trilhas sonoras para obras-primas do cinemaconsiderava-se acima de tudo um compositor de sala de concertos. - Hoje você vai se surpreender com duas obras impactantes.
- Começamos com o concerto de 1991. Ennio escreveu para o seu instrumento, o trompete. Deu-lhe o título “ut” em alusão ao modo como o teórico da música Guido D’Arezzo, qualificou a nota dó.
- Vamos ouvir também uma execução de uma das últimas grandes obras de Morricone, composta em 2014, e regida pela primeira vez em 10 de junho de 2015, a propósito dos 200 anos da restauração da ordem de Jesus, a famosa ordem dos jesuítas.
- Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte
- O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
- Apresentação: João Marcos Coelho, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise Faveri.
REDES SOCIAIS