Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação John Adams

Ouça o programa Música Contemporânea completo aqui:


O movimento minimalista surgiu nos anos 1950/60, quando músicos como Steve Reich, La Monte Young e Terry Riley, além de Phjilip Glass, recusaram-se a abraçar as vanguardas radicais experimentais. Em vez disso, optaram por uma escrita com pulsação nítida, como na música popular, e melodias fáceis de serem memorizadas.

Reich, por exemplo, acrescentou o gosto pelas mudanças sutilíssimas nos acordes cuja repetição incessante e aparente hipnotiza nossos ouvidos. Ou nos afasta definitivamente de sua música.

Adams notabilizou-se pelas óperas de cunho político: A Morte de Klinghoffer e Doutor Atômico, a primeira foi Nixon na China, retratando a primeira visita de um presidente norte-americano à China de Mao Tsé-Tung. O regente costa-riquenho Giancarlo Guerrero, titular da Orquestra de Nashville e velho conhecido dos frequentadores da Sala Sâo Paulo por reger com muita frequência a Osesp na última década, acaba de lançar, com sua orquestra norte-americana, um álbum pelo selo Naxos onde interpreta duas obras de Adams.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3.

Apresentação: João Marcos Coelho, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise Faveri