Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Capa do Disco Piano Works

Ouça o programa Música Contemporânea completo aqui: 


O compositor Grigori Frid, nascido em 1915 em Petrogrado, hoje São Petersburgo, começou a estudar composição no Conservatório de Moscou em 1935 – justamente no momento em que Stálin começou a eliminar – sim eliminar fisicamente – Qualquer um que se opusesse a ele, culminando no massacre de milhares de russos em 1937.

De 1936 em diante deu aulas de teoria musical no conservatório, até 1939 , quando foi convocado para o exército vermelho. Foi paramédico na Segunda Guerra mundial. Em 1945 retornou ao Conservatório, onde ensinou composição de 1947 a 1961. Aproximou-se de outros compositores da era pós-Shostakovich, como Alfred Schnittke, Sofia Gubaidulina e Edison Denisov.  Suas primeiras obras rezavam pela cartilha do famigerado realismo socialista. No início da década de 1970, mudou radicalmente: voltou-se para a técnica serial e outras técnicas contemporâneas. Morreu em 2012.

A primeira de suas obras foi a ópera de câmara O Diário de Anne Frank, um monodrama com 21 cenas para soprano e orquestra de câmara, composta em 1968 e estreada quatro anos depois na Casa do Sindicato dos compositores em Moscou.  No mesmo estilo, as “Cartas de Van Gogh” foram escritas em 1975 e estreadas no ano seguinte, em Moscou.
Também escreveu música orquestral (três sinfonias e concertos), fez música para filmes e música de câmara. Só agora sua música para piano e camerística vem sendo gravada.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3.

Apresentação: João Marcos Coelho, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Raquel Pazin