Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Borys Lyatoshynsky

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


No programa de hoje, vamos conhecer Boris Lyatoshynsky, considerado um dos pais da música ucraniana. Nas primeiras décadas do século 20 a Ucrânia sofreu forte instabilidade política.

Conseguiu impor-se como país independente entre 1917 e 1921, viveu as benesses libertárias da União Soviética em relação às artes e à cultura na primeira década da revolução de outubro de 1917. 

Boris Lyatoshynsky, nascido em 1895, terminara os estudos musicais na universidade de Kiev, impôs-se logo como um dos compositores mais importantes de seu país, então já tutelado por Moscou. 

A morte de Lênin e a ascensão de Stálin foram aos poucos estabelecendo um governo central repressor, que culminaria no extermínio de milhões de russos na década de 1930 – com a consequente supressão da liberdade criativa.

Boris chegou a dar aulas no Conservatório de Moscou entre 1935 e 1938 – portanto, presenciou o
massacre promovido por Stálin em 1937. Soube manter-se ativo – e a maneira que encontrou de fazer música relevante foi voltar-se para o folclore ucraniano, flertando também com aspectos construtivos e harmônicos contemporâneos.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva