Um retrato da composição nos tempos pós-modernos (Deutsche Grammophon)
02/07/2023 22h00
Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
No programa de hoje você vai conhecer um álbum de música contemporânea que entra redonda pelos ouvidos. É consonante, agradável. É, como diz o texto de divulgação da Deutsche Grammophon, “um retrato da composição nos tempos pós-modernos”.
As quatro peças interpretadas pelo New Century Chamber Orchestra foram encomendadas pelo grupo liderado pelo violinista Daniel Hope, diretor artístico da orquestra há cinco anos.“Music for a new century” comemora os 30 anos de existência da orquestra.
As obras foram gravadas no Bing Concert Hall da Universidade de Stanford, na California.Começamos nosso passeio com o concerto duplo para violino, piano e orquestra de cordas com percussão, do compositor sino-americano Tan Dun, de 65 anos, que ficou famoso pelas trilhas sonoras que compôs para filmescomo “O Tigre e o Dragão” e “O Herói”.
É a obra mais interessante e inesperada do álbum. Ele intitula Misterioso os três movimentos: Misterioso I, Misterioso II e Misterioso III. O primeiro deve bastante à Sagração da Primavera de Stravinsky, graças à percussão e também ao pianista Alexey Botvinov. Os dois movimentos seguintes não são novidade para quem conhece seu estilo de compor para o cinema.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS