Música contemporânea

Aram Khachaturian – um dos grandes compositores do período soviético


09/07/2023 22h00

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra: 


No programa de hoje você vai conhecer a Sinfonia no. 3, que Khachaturian compôs para comemorar o 30º aniversário da Revolução Russa de 1917. Ele pretendia "expressar a alegria e o orgulho do povo soviético em seu grande e poderoso país", mas, mesmo assim, a sinfonia foi um dos alvos preferenciais da campanha antiformalista liderada por Jdanov, o famigerado formulador da doutrina do realismo socialista nas artes.

Por isso, a terceira sinfonia simplesmente desapareceu do repertório das orquestras soviéticas na década seguinte, curiosamente, mesmo depois que Stálin morreu e afrouxaram-se as doutrinas socialistas em relação às artes na extinta União Soviética, a sinfonia permanece uma raridade – tanto em concertos quanto em gravações.

Quando compôs sua “Sinfonia-Poema” – foi assim que ele a qualificou em 1947 --, ele estava buscando novas formas de expressão contemporâneas e por isso correu o risco de não agradar ao regime. Programá-la é uma complicação, porque sua instrumentação é diferente e mais volumosa do que a orquestra convencional.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças