Aram Khachaturian – um dos grandes compositores do período soviético
09/07/2023 22h00
Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
No programa de hoje você vai conhecer a Sinfonia no. 3, que Khachaturian compôs para comemorar o 30º aniversário da Revolução Russa de 1917. Ele pretendia "expressar a alegria e o orgulho do povo soviético em seu grande e poderoso país", mas, mesmo assim, a sinfonia foi um dos alvos preferenciais da campanha antiformalista liderada por Jdanov, o famigerado formulador da doutrina do realismo socialista nas artes.
Por isso, a terceira sinfonia simplesmente desapareceu do repertório das orquestras soviéticas na década seguinte, curiosamente, mesmo depois que Stálin morreu e afrouxaram-se as doutrinas socialistas em relação às artes na extinta União Soviética, a sinfonia permanece uma raridade – tanto em concertos quanto em gravações.
Quando compôs sua “Sinfonia-Poema” – foi assim que ele a qualificou em 1947 --, ele estava buscando novas formas de expressão contemporâneas e por isso correu o risco de não agradar ao regime. Programá-la é uma complicação, porque sua instrumentação é diferente e mais volumosa do que a orquestra convencional.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS