Música contemporânea

Grigory Frid – composições para violino e piano


06/08/2023 22h00

Ouça o programa completo:


Grigory Frid, nasceu em 1915 em Petrogrado, hoje São Petersburgo. Seu pai foi condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Sua família foi assassinada pela KGB de Stálin.

Frid começou a estudar composição no Conservatório de Moscou em 1935 – justamente no momento em que Stálin começou a eliminar – sim eliminar fisicamente – Qualquer um que se opusesse a ele, culminando no massacre de milhares de russos em 1937. De 1936 em diante deu aulas de teoria musical no conservatório, até 1939 , quando foi convocado para o exército vermelho.

Aproximou-se de outros compositores da era pós-Shostakovich, como Alfred Schnittke, Sofia Gubaidulina e Edison Denisov. Suas primeiras obras rezavam pela cartilha do famigerado realismo socialista. No início da década de 1970, mudou radicalmente: voltou-se para a técnica serial e outras técnicas contemporâneas.

O recém-lançado CD da excelente violinista holandesa Isabelle van Keulen, que já tocou com a Osesp em 2002 na Sala São Paulo, mostra composições diversificadas e atraentes, compostas entre o final dos anos 1940 e o início da década de 1970. São três sonatas e as curtas peças, quase epigramas, que compõem o delicioso “Calendário da Natureza”.

Frid começou compondo sob forte influência de shostakovich, mas suas composições mais próximas da década de 1970 já mostram influência de Edison Denisov, Sofia Gubaidulina e Alfred Schnittke.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças