Música contemporânea

Grigory Frid – composições para violino e piano


06/08/2023 22h00

Ouça o programa completo:


Grigory Frid, nasceu em 1915 em Petrogrado, hoje São Petersburgo. Seu pai foi condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Sua família foi assassinada pela KGB de Stálin.

Frid começou a estudar composição no Conservatório de Moscou em 1935 – justamente no momento em que Stálin começou a eliminar – sim eliminar fisicamente – Qualquer um que se opusesse a ele, culminando no massacre de milhares de russos em 1937. De 1936 em diante deu aulas de teoria musical no conservatório, até 1939 , quando foi convocado para o exército vermelho.

Aproximou-se de outros compositores da era pós-Shostakovich, como Alfred Schnittke, Sofia Gubaidulina e Edison Denisov. Suas primeiras obras rezavam pela cartilha do famigerado realismo socialista. No início da década de 1970, mudou radicalmente: voltou-se para a técnica serial e outras técnicas contemporâneas.

O recém-lançado CD da excelente violinista holandesa Isabelle van Keulen, que já tocou com a Osesp em 2002 na Sala São Paulo, mostra composições diversificadas e atraentes, compostas entre o final dos anos 1940 e o início da década de 1970. São três sonatas e as curtas peças, quase epigramas, que compõem o delicioso “Calendário da Natureza”.

Frid começou compondo sob forte influência de shostakovich, mas suas composições mais próximas da década de 1970 já mostram influência de Edison Denisov, Sofia Gubaidulina e Alfred Schnittke.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Explosão em prédio de Valladolid, na Espanha, deixa um morto e 14 feridos

Papa Francisco chega a Lisboa para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude

Carla Zambelli e hacker são alvos de operação da Polícia Federal

Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões no sorteio desta quarta-feira (2)

Anderson Torres deve ser ouvido na CPI do 8 de Janeiro na próxima terça-feira (8)