Homenagem ao escritor Milan Kundera que fez da música seu maior impulso vital e criador
13/08/2023 22h00
Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
O programa de hoje é um modesto tributo ao escritor checo Milan Kundera, que morreu no dia 11 de julho passado. Tinha 94 anos. Nasceu em 1929 em Brno, na Checoslováquia. Entre os 10 e os 16 anos, testemunhou a Segunda Guerra Mundial; viveu a Primavera de Praga, em 1967; foi forçado a deixar seu país, fixando-se na França a partir de 1975.
Escreveu 15 romances que lhe deram fama mundial, como “A Insustentável Leveza do Ser” (1984), que virou filme com Juliette Binoche e Daniel Day Lewis em 1988. E um punhado de livros essenciais de ensaios sobre literatura, artes plásticas.
A maior parte de seus ensaios versa sobre música, sua maior paixão. Vale muito a pena ler “Os Testamentos Traídos”, “A Cortina” e “Um Encontro”, todos publicados pela Companhia das Letras.
Uma maneira de homenagear Kundera é ouvirmos obras destes dois compositores checos, um professor de seu pai, o outro seu mestre querido. Um álbum recém-lançado pelo selo sueco BIS traz dois quartetos de Janacek e um de Pavel Haas, na interpretação do Escher.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS