Música contemporânea

Bela Bartok - a música do nosso tempo e da nossa percepção da vida (Hermann Hesse)


15/10/2023 22h00

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra: 


Vou compartilhar com vocês, ouvintes da Cultura Fm, um comentário que o grande escritor alemão Hermann Hesse, nascido em 1877 e morto em 1962, fez em seu diário no dia 15 maio de 1955 sobre a música de seu contemporâneo exato, o compositor húngaro Bela Bartok, nascido em 1887 e morto em 1945.

Ele fala sobre a música tão pessoal de Bartok: “Esta outra música, a de hoje, a de Bartók! Caos em vez de Cosmos, confusão em vez de ordem, ondas agitadas de sensações sonoras no lugar de clareza e contornos, proporções fortuitas e uma renúncia da arquitetura no lugar da estrutura e progresso controlado.

Mas isso também foi magistral. Também era lindo, comovente, grandioso e demonstrava um talento excepcional! […]. Assim, esta música ricamente sensual e colorida, dolorosamente bela ela flui, ela ri, ela soluça, ela tosse, ela geme, ela fica com raiva, ela brinca, sem lógica, sem estase, momento puro, toda beleza moribunda e de curta duração.

Hesse conseguiu descrever a sensação que temos ao escutar esta música ao mesmo intrincada e áspera que é um retrato fiel do nosso dia-a-dia. Pensei nisso tudo ao ouvir o recém-lançado álbum do selo Pentatone que traz intérpretes incrivelmente afins aos três concertos de Bartok.

De um lado, o pianista francês Pierre-Laurent Aimard, nosso conhecido da Sala São Paulo, a ele junta-se outro músico essencial do nosso tempo, o maestro finlandês Esa-Pekka Salonen, que também é excepcional compositor, tão magistral como quando empunha a batuta.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças