Música contemporânea

Marlos Nobre – 85 anos


18/02/2024 22h00

Ouça o programa completo: 


O compositor pernambucano Marlos Nobre completa hoje 85 anos. Figura polêmica, é entretanto um dos mais destacados compositores brasileiros do último meio século, com forte projeção internacional. Vinte anos atrás, em 2004, quando ele completava 65 anos, escrevi uma grande matéria para a revista Bravo, incluindo entrevista com ele.

Marlos combinou enorme talento como compositor com notável flexibilidade política. Ocupou cargos importantes da estrutura cultural do Estado Brasileiro durante a ditadura. Foi o primeiro diretor do Instituto Nacional de Música da Funarte e dirigiu também a Fundação Cultural de Brasília, gestora da Orquestra sinfônica Nacional.

Seu nome é formado pelas letras dos nomes da mãe Maria e do pai Carlos. – continua provocando celeuma. Só não lhe podem negar a qualidade da obra. Sua obra é de fato importante, tem invejável consistência. É presença frequente no circuito internacional O essencial de sua produção localiza-se cronologicamente entre os anos 1960 e a década de 1980.

Muito provavelmente, pode ter sido o seu maior momento criativo, quando espantou a tudo e a todos com peças como “Ukinmakrinkrin” para voz, sopros e piano, e “Rhythmetron” para 38 instrumentos de percussão – até hoje seus carros-chefes internacionais.

Polêmicas à parte, Marlos Nobre tem a chama do criador – e de alta qualidade. “A música”, diz, “toma a pessoa de assalto, sem remédio e sem pedir licença”.


Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Belarmino

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças